
A carambola é uma fruta exótica que ajuda a prevenir problemas de saúde, como infarto, diabetes e aterosclerose, porque contém ótimas quantidades de antioxidantes, como flavonoides, vitamina C, ácido gálico e epicatequina.
Além disso, a carambola tem excelentes quantidades de água e fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, eliminam o excesso de líquido corporal, e prolongam a saciedade, promovendo o emagrecimento.
A carambola tem altas quantidades de fibras, que contribuem para a redução da absorção de gordura dos alimentos, controlando os níveis de colesterol total e colesterol “ruim”, LDL, no sangue.
Além disso, a carambola é rica em antioxidantes, como a vitamina C, flavonoides e o ácido gálico, que combatem os radicais livres, prevenindo a oxidação e aumento dos níveis de colesterol total e LDL no sangue, prevenindo a aterosclerose, infarto ou derrame.
Por ter ótimas quantidades de fibras, a carambola ajuda na formação do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e combatendo a prisão de ventre.
As fibras da carambola também atuam como um prebiótico, fortalecendo as bactérias benéficas do intestino e melhorando o trânsito intestinal.
A carambola é uma fruta com sabor levemente adocicado, podendo ser consumida ao natural ou em preparações como sucos, doces ou geleias. A fruta também pode ser usada em pratos salgados, como saladas ou molhos.
Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de carambola, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 g a 240 g por dia.