
Os benefícios da alfavaca para a saúde são possíveis porque essa planta é rica em eugenol, cineol, timol, ácido cafeico, linalol e estragol, que são compostos bioativos com ação hipoglicemiante, hepatoprotetora, antioxidante, anti-inflamatória, anti-hipertensiva e antimicrobianas.
A alfavaca é uma erva aromática que previne a diabetes e a pressão alta, além de ajudar no tratamento de condições como gripes, dor de cabeça, má digestão e aftas.
. Evitar a pressão alta
Por conter ótimas quantidades de eugenol, um composto bioativo que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, a alfavaca melhora a circulação de sangue, prevenindo e ajudando no tratamento da pressão alta.
. Melhorar a digestão
A alfavaca possui propriedades digestivas, antiespasmódicas e hepatoprotetoras que melhoram a digestão e aliviam sintomas como náuseas, cólicas e a dor de estômago.
Além disso, a alfavaca também ajuda a combater o excesso de gases por ter ação carminativas.
. Combater infecções na boca e garganta
A alfavaca pode ser usada como chás ou em gargarejos para combater infecções na boca e garganta, como aftas, gengivite, mau hálito e amigdalite. Isso porque essa erva aromática tem ação microbiana e anti-inflamatória.
. Prevenir a diabetes
A alfavaca pode regular os níveis de açúcar no sangue, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes, pois parece estimular a produção de insulina pelo pâncreas, inibir a produção de glicose no fígado.
No entanto, mais pesquisas com seres humanos ainda são necessários para comprovar os possíveis benefícios da alfavaca na prevenção da diabetes.
. Combater a dor de cabeça
Por ser rico em eugenol e mirceno, a alfavaca tem propriedades antinociceptivas que ajudam a diminuir ou inibir a sensação de dor, sendo, por isso, indicada para ajudar a combater a dor de cabeça e a enxaqueca.