Entenda como a tecnologia do universo cripto é usada no cotidiano por diversos setores
Redação / 14 de maio de 2025
Ainda existem muitas dúvidas sobre o mundo cripto, especialmente por parte de quem não acompanha de perto esse ecossistema. Por isso, antes de abordar para que serve criptomoeda e como os ativos e a tecnologia desse universo estão sendo incorporados no cotidiano, vamos entender o cenário.
O bitcoin (BTC) permite transações financeiras sem a necessidade de intermediários como os bancos, sendo uma alternativa a moeda fiduciária. Para isso, foi necessário desenvolver a tecnologia blockchain para dar e a transações desse tipo.
A partir disso, o ecossistema cripto expandiu para além das criptomoedas, tendo desenvolvido a tokenização, ativos digitais, NFTS, entre outros usos para a blockchain e Web 3.0.
Então, diversas empresas, inclusive governos e bancos tradicionais, começaram ver nas criptomoedas e nas tecnologias que dão e para o setor (como a blockchain, contratos inteligentes e tokenização) uma possível ferramenta para reduzir custos, otimizar operações, entre outras soluções para problemas do mundo real.
“Este é um dos projetos mais importantes que temos neste ano. O mundo demanda um instrumento de pagamento que seja barato, rápido, transparente e seguro. Se pensarmos em termos de bitcoin e criptomoedas elas nascem desta necessidades, dessas características. E o Pix a nossa resposta a estes sistemas. O Pix é um projeto muito importante e vai ser o embrião de uma transformação total no sistema financeiro do país”, destacou Campos Neto, conforme noticiou o Cointelegraph.
Confira o espaço que o universo cripto está ganhando no cotidiano se tornando muito mais do que ativos de especulação:
- Entendendo a dificuldade de aceitar o universo cripto
Apesar de Satoshi Nakamoto ter criado o bitcoin em 2009, o ecossistema cripto ainda é relativamente recente. Então, poucos entendem para que serve criptomoeda e as possibilidades de uso das tecnologias e ferramentas que surgiram a partir da criação do ativo.
Com isso, há muito sensacionalismo, fake news e dificuldade em aceitar a integração desse sistema por causa da visão popular relacionada a volatilidade dos preços, risco de perder dinheiro e/ou falta de regulamentação.
Marcelo Sampaio, cofundador e CEO da Hashdex, acredita que “é um movimento que demora porque requer uma mudança de paradigma. Qualquer pessoa que parou, pensou no assunto e estudou um pouquinho vai ter dificuldade, porque é complexo e está no começo. Estamos na internet no final dos anos 90”.
Sampaio também citou em palestra no stand da Transfero no Web Summit que foi um processo até o ouro ser aceito como reserva de valor e que a relação entre criptomoedas e política é mais um obstáculo para a integração de cripto no cotidiano.
Ainda assim, diversas dinâmicas e mecanismos do universo cripto já estão presentes em produtos e serviços do dia a dia. E a maioria das pessoas nem imagina isso. Um exemplo é o desenvolvimento do DREX e das CDBDs em outros países.
Bernardo Sur, presidente da ABCripto, comentou que ele mesmo teve uma primeira percepção negativa sobre cripto e reconheceu que se enganou, pois este ecossistema está revolucionando o financeiro e a infraestrutura de tecnologia.
Assim como ele, a visão geral de ativos digitais apenas como especulação está mudando gradualmente. Segundo João Zecchin, co-fundador da brx finance, o mercado cripto teve acontecimentos chave nos últimos 3 ou 4 anos para a visão de criptomoedas ir de item de especulação para ferramentas úteis. Afinal, muitos acompanharam o desenvolvimento de estruturas criadas neste período.
O que a blockchain e criptomoedas oferecem?
As criptomoedas são a perfeita combinação entre o mundo financeiro e o mundo da tecnologia e a tendência é que o crescimento individual desses mundos impulsione o outro para crescer conjuntamente.
Algumas das características particulares do ecossistema cripto usadas para essas soluções são:
- Registros imutáveis, ou seja, é impossível desfazer operações ou mudar informações;
- Dados públicos disponíveis a todos em qualquer momento;
- Descentralização das operações;
- Sistema validador automatizado de contratos inteligentes.
Assim, a tecnologia pode fazer com que muitos serviços sejam reformulados ou substituídos por novos possibilitando o desenvolvimento de produtos e serviços com diferenciais vantajosos em comparação a sistemas mais tradicionais.
André Carneiro, da área de Tecnologias Emergentes e Blockchain do Itaú acredita no uso da tecnologia para melhorar procesos. “Para pensar no uso da blockchain em negócios é preciso olhar para além de transações por segundo e pagamentos. É preciso ver como ela casa com outros processos existentes nas empresas para torná-los mais eficientes”, afirmou em na FutureCom 2019, em São Paulo.
Com isso, a revolução que a tecnologia blockchain pode trazer ao mundo dos negócios equipara-se à revolução causada pelo surgimento da internet. Sandra Ro, CEO da Global Blockchain Business Council (GBBC), comentou sobre o uso de criptoativos durante o Web Summit 2023:
“Se você tem um país que é muito estável, excelente sistema de pagamento, talvez você não use cripto para pagamentos, talvez use cripto para retenção, diversificação, anti-inflação ou investimento.”
E, por isso, grandes empresas têm investido em projetos que envolvem a tecnologia das criptomoedas e que dão e a este sistema, pelas diversas possibilidades que oferece e também pelos benefícios.
As vantagens de usar o ecossistema cripto
As criptomoedas, blockchain e outras tecnologias do ecossistema demonstram potencial de revolucionar o funcionamento do mundo por oferecem vantagens relacionadas a tempo, ibilidade e custos. Esses pontos são diferenciais para demandas de diversas áreas, desde financeira até cadeia logística.
As principais vantagens são:
- Redução de custos pelo menor valor das taxas;
- Agilidade das operações por não precisar de terceiros e ser descentralizado;
- Aumento da segurança das informações pela transparência dos dados e impossibilidade de reverter ou mudar informações;
- Diminuição de burocracia;
- Privacidade oferecida pelo anonimato;
- Facilidade de o, pois o sistema cripto está disponível em todo o mundo.
Com isso, as soluções com cripto podem ser mais vantajosas do que métodos tradicionais. Além dessas vantagens, há criptomoedas que possuem particularidades que resultam em outros benefícios.
Por exemplo, o bitcoin tem um sistema deflacionário baseado na escassez, assim, a quantidade de emissão é limitada. Por isso, o BTC pode ser uma reserva de valor assim como o ouro.
Leia mais: Reserva de valor: como esse conceito se relaciona com o bitcoin?
Para Bernardo Madeira, fundador da Interchains, o uso da blockchain nos negócios deve ser pensado para reduzir o risco das operações das empresas e aumentar eficiência operacional. Primeiro, é preciso identificar o problema, em seguida deve-se buscar a solução, que pode ser blockchain ou não.
Como as soluções cripto são usadas no dia a dia" crossorigin="anonymous">