
Nesta sexta-feira(16), é celebrado o Dia do Gari, esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.
Os profissionais de limpeza pública geralmente são invisibilizados por uma parcela da sociedade. Porém, dada sua importância para a manutenção e o bom funcionamento das cidades.
Pode-se dizer que Gary foi o primeiro a montar uma empresa para coleta de lixo, assinando um contrato com o Império para realizar a limpeza pública e o recolhimento dos resíduos descartados, desde em praias e até em habitações localizadas no município, então capital do império português no Brasil.
É a partir de então que convencionou-se chamar de garis as pessoas contratadas pelas prefeituras para limparem e organizarem as vias públicas. Para notar a necessidade desse processo, basta observar o entorno durante uma paralisação do serviço de coleta pública de lixo. Sem os garis, o que é descartado amontoa-se pelos cantos, por vezes atrapalhando as vias e calçadas.
A lém da coleta de resíduos orgânicos e sólidos, materiais que podem ganhar vida e serem reciclados aram a estar na mira dos profissionais de limpeza pública.